101 aves são apreendidas em ação contra o tráfico de fauna em SC

Danubia de Souza

Danubia de Souza

Em operação de combate ao tráfico de animais silvestres realizada no entorno do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, em Santa Catarina, na última quinta-feira (10), fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Instituto do Meio Ambiente (IMA-SC) apreenderam 101 aves silvestres, sendo 86 nativas e 15 exóticas. Dentre elas, várias constam na lista de espécies ameaçadas de extinção.

 

Realizada nos municípios Santo Amaro da Imperatriz, Águas Mornas e São Bonifácio, a operação foi direcionada para criadores ilegais de pássaros e pessoas denunciadas por tráfico de animais silvestres.

Durante a ação, os agentes do Ibama e do IMA-SC flagraram diversas situações irregulares, como animais em cativeiro ilegal, maus-tratos, materiais de captura de aves na natureza, bem como sinais de animais apanhados recentemente. Em virtude das infrações, foram aplicadas multas de mais de R$ 200 mil, no total.

Algumas aves que, provavelmente, eram mantidas em cativeiro para engorda e abate, foram imediatamente soltas, a exemplo de um casal de jacus (Penelope sp.). Outras estavam bem machucadas e foram encaminhadas para o Centro de Triagem de Animais Silvestres do Parque Estadual do Rio Vermelho, em Florianópolis, para os devidos cuidados e reabilitação.

No fim da operação, os agentes providenciaram a destruição de arapucas e gaiolas utilizadas pelos infratores.

A posse ou uso de animais da fauna brasileira sem autorização infringe a Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98) e o Decreto 6.514/08. O Ibama mantém o compromisso com a proteção do meio ambiente, a fim de garantir que a biodiversidade do país seja preservada e respeitada para as futuras gerações.

Informações: IBAMA

  • Patrocínio

  • Apoio

  • Tags

    Relacionados