No mesmo dia em que a informação foi divulgada à imprensa, a equipe do hospital negou as denúncias. Agora, eles enviaram uma nova nota de esclarecimento. O caso ainda tramita na justiça. Nos próximos dias, o Ministério Público deve decidir se acata ou não a denúncia.
CONFIRA A NOTA:
O Hospital de Clínica Veterinária Blumenau (HCVB) vem a público esclarecer informações que circularam recentemente na imprensa sobre supostas irregularidades sanitárias em sua estrutura.
1. Nenhum animal atendido em nossa estrutura foi maltratado. A alegação de supostos “maus-tratos” refere-se a guarda inadequada de medicamentos vencidos, que é tratada legalmente dentro da mesma lei de maus-tratos. Portanto, é fundamental esclarecer que o indiciamento não se refere a crueldade ou violência contra animais, mas sim a questões administrativas e sanitárias relacionadas ao armazenamento de insumos.
2. Durante a fiscalização (ocorrida em março de 2025), cuja denúncia repercute neste momento, o hospital encontrava-se em ampla reforma e modernização. Para permitir a continuidade dos atendimentos, foi necessário realocar temporariamente insumos e materiais para locais alternativos, o que gerou acúmulo em alguns ambientes. Situações pontuais foram devidamente corrigidas e todos os ajustes solicitados pelos órgãos de fiscalização já foram integralmente cumpridos. É importante reiterar que os medicamentos identificados como vencidos estavam devidamente lacrados, armazenados para descarte e nunca foram administrados a nenhum paciente. O descarte, como ocorre rotineiramente, foi realizado por empresa especializada em gestão ambiental, em conformidade com a legislação vigente.
3. O HCVB está de portas abertas para a comunidade e para a imprensa. Convidamos os veículos de comunicação e responsáveis pelos animais que desejarem conhecer nossas instalações, a equipe de profissionais e a rotina de cuidados prestados diariamente aos pacientes.
4. Ao longo de mais de uma década de atuação, o HCVB construiu sua reputação como referência em atendimento veterinário em Blumenau e região, pautado sempre pela ética, responsabilidade e compromisso com o bem-estar animal.
Reiteramos nosso respeito aos tutores, pacientes, colaboradores e à comunidade que confia em nosso trabalho. Permanecemos à disposição para prestar quaisquer outros esclarecimentos necessários.