Resgate polêmico na fiação: Celesc explica o que aconteceu com o ouriço em Blumenau

Picture of Redação Vale dos Pets

Redação Vale dos Pets

O vídeo do resgate de um ouriço numa fiação da rede elétrica em Blumenau, levantou indignação e muitas dúvidas sobre o procedimento adotado pelo funcionário da Celesc.

No registro, ele aparece balançando a fiação até a queda do animal. O ato gerou críticas e indignação nas redes sociais. O Vale dos Pets buscou esclarecimentos oficiais e recebeu a nota da Celesc.

 

CONFIRA O VÍDEO:

Segundo o documento, a Celesc afirma que não houve demora, omissão ou violência intencional, explicando que a situação envolvia riscos reais — tanto ao animal quanto à população.

CONFIRA A NOTA NA ÍNTEGRA:

A Celesc informa que, ao receber um chamado, imediatamente acionou uma equipe técnica para resgatar um animal que estava sobre a Linha de Transmissão de 69 kV que interliga os bairros Itoupava e Salto, em Blumenau. No local, foi identificado que se tratava de um ouriço.

Os profissionais avaliaram as alternativas de acesso, mas, por se tratar de área de mata fechada, que exige uma rede elétrica com altura superior a 20 metros, não foi possível utilizar caminhão com cesto aéreo para alcançar, com segurança, o ponto onde o animal estava.

A situação oferecia risco iminente ao ouriço. O contato com cabos energizados ou com a própria estrutura poderia gerar um arco elétrico, causando sua morte imediata e a interrupção do fornecimento de energia a diversos bairros, impactando hospitais, escolas, comércios e residências.

O cenário era complexo e, para reduzir os riscos letais, optou-se por realizar uma manobra que retirasse o animal dos fios e o lançasse em cima da vegetação, a fim de que ela amortecesse sua queda. Após o ocorrido, foram realizadas buscas minuciosas na área, mas o ouriço não foi encontrado.

Embora a imagem impressione, é preciso considerar todos os fatores envolvidos e a necessidade de avaliação e atuação rápidas, para mitigar os riscos. De toda forma, a Celesc sempre avalia os procedimentos adotados durante as ocorrências, especialmente as que envolvem a fauna local, reforçando seu compromisso com a segurança dos seus empregados, da população e a proteção dos animais.

 

Tags

Relacionados