Os olhos esbugalhados e fofos e os dedinhos pequenos são encantadores. A primeira vista pode parecer que estamos falando de um animalzinho de estimação, mas se trata de uma cuíca-graciosa (Gracilinanus sp.). Ela foi resgatada por uma equipe do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) em Dionísio Cerqueira, no Extremo-Oeste de Santa Catarina.
“São animais ainda pouco estudados. Acredita-se que a reprodução deles esteja relacionada a períodos de chuva”, comenta.
Preuss comenta que elas têm uma característica muito interessante que se refere ao tipo de dieta. “Se alimentam de insetos, pequenos vertebrados e frutos. Pertencem à família dos marsupiais, animais que possuem a bolsa onde ocorre o desenvolvimento do filhote, ou seja, são da mesma família dos gambás.
Outro ponto interessante citado pelo biólogo é que são animais associados às florestas primárias e preferem ambientes bem preservados. Porém, devido à perda do habitat com a destruição das florestas muitos indivíduos da espécie estão desaparecendo.
Fonte: ND Mais