“Participar da capacitação do GRAD neste ano foi uma realização tanto profissional como pessoal. Todos os anos estamos atuando cada vez mais em catástrofes climáticas, tanto no estado de Santa Catarina como em outras regiões. Durante os seis dias de treinamento, fomos orientados a atuar de maneira correta para realizar os mais diferentes tipos de resgate de animais, sejam eles domésticos ou silvestres”, relata o cabo.
A capacitação teve a participação de profissionais de vários estados da Federação de diversas áreas de atuação, médicos veterinários, zootecnistas, agrônomos, engenheiros, educadores físicos, biólogos, advogados, oceanógrafos, fotógrafos, bombeiros, entre outros.
Durante o curso as equipes multidisciplinares atuaram em diversos cenários catastróficos envolvendo Incêndios Florestais, Deslizamentos e Inundações com objetivo de acessar de maneira segura e eficiente todos os locais para resgatar animais que assim como as pessoas se tornam vítimas.
O Grupo de Resposta a Animais em Desastres (GRAD) é um grupo de voluntários composto por mais de 90 membros, de diferentes áreas de atuação e estados brasileiros, com objetivo de promover ajuda humanitária aos animais e pessoas em circunstâncias de vulnerabilidade em desastres e comunidades isoladas. O GRAD já realizou mais de 65 operações, assistindo mais de 30 mil animais e aproximadamente 10 mil famílias atendidas.
Créditos:
Texto: cabo Nilton
Imagens: Divulgação CBMSC/GRAD-BRASIL
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina