O voluntário Diogo Orsi, responsável pela iniciativa, explica que todas as ONG’s e Protetores Independentes de Blumenau estão lotados, sem condições de ajudar em mais casos.
“A gente precisa de ajuda da comunidade e do poder público, porque nós estamos lotados” A gente faz um apelo para que as pessoas coloquem a mão na consciência e não abandonem seus animais!”, explica.
A protetora Edma Annuseck, por exemplo, está abrigando 102 animais. “Nós não temos mais vagas. Eu tenho 78 anos, é pesado..a gente não tem vida própria”, desabafa.
“Estudos comprovam que os animais são seres sencientes. Eles sentem fome, frio, sede, dor. Então queremos conscientizar que o abandono é uma forma de matar o animal aos poucos. É muito triste!”, explica a jornalista e protetora Danubia de Souza.
A protetora Kênia dos Santos explica que a solução está na posse responsável e também na atitude de todos os cidadãos.
“Que a gente consiga refletir um pouquinho sobre o que cada um pode fazer para ajudar um animal. Se todos refletissem dessa maneira não teria tantos cachorros abandonados e as protetoras não estariam tão lotadas e desesperadas com dívidas”, explica.
As imagens do vídeo foram feitas de forma voluntária pelo cinegrafista Paulo da Silva.