CÃO FICA EM ESTADO GRAVE APÓS SER PICADO POR COBRA EM BLUMENAU

Danubia de Souza

Danubia de Souza

Um cão de grande porte foi internado em estado grave, após ser picado por uma cobra em Blumenau. O caso aconteceu no último sábado (20), na Rua Jaime Antunes dos Santos, no bairro Valparaíso.

Segundo a tutora Claudete Lopes, os dois cães da família costumam dar uma voltinha na rua com a supervisão dela. Em um desses passeios, eles encontraram a cobra no terreno do vizinho, em meio ao mato, embaixo de uma pilha de madeiras.

“Eles atacaram a cobra e um deles foi picado duas vezes. Nós o levamos ao veterinário, mas a situação é bem grave. As chances dele sobreviver são poucas porque a cobra é muito venenosa”, explicou a tutora.

Segundo o sargento Airton Cesar Schmits, do Corpo de Bombeiros, a serpente trata-se de uma Bothrops jararacússu, conhecida como jararacuçu. Essa é uma das espécies mais comuns no Vale do Itajaí, além da jararaca e da coral. O encontro entre animais pequenos e a jararacuçu geralmente é fatal.

“Esse é um bicho muito agressivo e o acidente acontece porque o cachorro ataca e ela vai se defender. Ela é grande, com uma quantidade de veneno muito grande. Se o cão tiver um porte menor, dificilmente consegue reverter o quadro”, explica.

O viralatinha Mendigo, como é carinhosamente chamado, permanece internado. A tutora conta que inicialmente achou que ele havia brigado com outro cão da rua. Mas, os vizinhos presenciaram a cena. Um deles trouxe a cobra morta  e avisou do ocorrido.

COMO EVITAR ACIDENTES

– Mantenha o terreno sempre limpo, roçado e sem entulhos/lixo.
– Se encontrar uma cobra, devemos nos afastar imediatamente e chamar o cão em tom convidativo.
– Mantenha os bichinhos de estimação em terrenos cercados
– para que não ocorra a possibilidade deles fugirem e nem de animais peçonhentos entrarem.

SINAIS DE QUE SEU CÃO PODE SER SIDO PICADO POR UMA COBRA
– Inchaço no local
– Pequeno sangramento
– Dor aguda
– Acumulo de liquido na ferida (edema)
– Paralisia
– Queda de pêlo
-Vômitos, diarréia e taquicardia

A jararacuçu pode chegar até 2 metros de comprimento

Fotos: Especial/Vale dos Pets

  • Patrocínio

  • Apoio

  • Tags

    Relacionados