Cinco motivos para adotar um cachorro idoso

Danubia de Souza

Danubia de Souza

Adotar um cachorro idoso é um dos mais puros atos de amor quando se trata de adoção animal. Afinal, a maioria das pessoas quer mesmo é um bebezinho para acompanhar a sua evolução desde os primeiros meses de vida e poder adestrar o bichinho conforme as suas necessidades.

Mas para quem abre o coração, o lar e o tempo para um cão adulto, sobretudo um cão em idade avançada pode se surpreender. Neste texto há pelo menos cinco motivos para adotar um cão idoso e saber como isso pode ser um grande feito na sua vida e na vida do animalzinho de estimação.

Conheça duas histórias emocionantes de adoção em Blumenau

 

1 – O temperamento de um cachorro idoso

Como o cão já atingiu a idade adulta já tem seu temperamento formado, ou seja, já completou o ciclo do temperamento físico e mental. Claro, podem acontecer pequenas mudanças de comportamento, visto que ele terá de se adaptar ao novo lar, mas mesmo assim você saberá se esta adotando um cão com temperamento mais brincalhão ou mais medroso, por exemplo.

Você saberá se ele gosta de gatos, se ele costuma se dar bem com crianças, se prefere ficar sozinho às vezes, quanta atividade ele precisa entre outras características importantes para o convívio em família. Ao adotar um cão mais velho, você terá uma boa ideia do animal de estimação que terá a sorte de levar para casa, diferente de cães filhotes que ainda vão desenvolver certas características ao longo da vida.

2 – Um cachorro idoso pode ser mais calmo

Um dos motivos para adotar um cachorro idoso é que cães mais velhos costumam ser mais calmos do que os jovens. Eles já não têm tanta energia acumulada que precisam ser gasta em eternas brincadeiras e passeios muito longos. Porém, é importante saber que adotar um cão adulto não exclui os exercícios físicos. Afinal, todos os cães precisam de atividade física.

3 – Menos necessidade de treinamento para um cachorro idoso

Treinar ou adestrar qualquer animal dá trabalho. É preciso ter paciência e insistência. Se você não está preparado para uma boa dose de dedicação, trabalho e tempo que o treino de um cachorro novinho exige, é melhor optar por adotar um cão mais velho. O mais provável é que este cão idoso já tenha alguns conhecimentos básicos, o que vai facilitar a tarefa.

Outra vantagem, ainda no tópico do adestramento, é que cachorros mais velhos já não tem mais o hábito de destruir tudo que encontram pela frente, como em casos de cães bebês que ainda estão com a dentição em desenvolvimento e que acabam mordendo e despedaçando objetos e móveis para aliviar a coceira provocada por esta fase.

E se você pensa que cães mais velhos não conseguem aprender novo truques, está enganado. Cães podem aprender em qualquer idade, basta o treinamento adequado e o reforço positivo para que o amigo peludo idoso se interesse por novidades.

Cachorra que tinha “olhar triste” é adotada

 

4 – Cuidados de saúde na adoção de um cachorro idoso

Em um primeiro momento pode parecer que adotar um cão idoso trará um enorme trabalho nos cuidados e na rotina de saúde do animal. E isso pode ser um engano, já que animais recém-nascidos, ou ainda em fase de desenvolvimento requerem visitas ao veterinário para aplicação de vacinas muito mais frequentes.

A maioria dos cães mais velhos que estão para adoção responsável já foram esterilizados ou castrados, estão em dia com as vacinas e são menos suscetíveis à algumas doenças que representam um perigo para os filhotes. De acordo com a American Veterinary Medical Association, os filhotes precisam de certos tipos de vacinas para evitar infecções e contrair doenças, o que é muito difícil acontecer com os cães adultos. Um cachorro adulto está crescido, desenvolvido e pronto para encontrar uma casa que ele pode ficar para sempre.

A respeito da alimentação e nutrição de cães mais velhos é preciso saber que eles têm necessidades diferentes de filhotes e cães jovens. Por isso é importante oferecer aos cachorros idosos uma ração que seja formulada especificamente para atender às necessidades do cão sênior. A alimentação produzida para cães mais velho costumam incluir em sua fórmula compostos específicos para a função cerebral, energia e vitalidade, sistema imunológico e digestivo e suporte de pelagem.

 

5 – Boa companhia para quem adotar um cachorro idoso

O cão mais velho tem uma grande vantagem frente aos filhotes, eles têm experiência de vida. Os cães sêniores podem ser incríveis cães de terapia e companheiros. Por terem a tendência de serem mais calmos, muitas vezes acabam se tornando mais atenciosos e compreensivos.

Se está chovendo, por exemplo, é muito mais difícil “explicar” a um cão bebê que não dá para passear lá fora, já um adulto tem essa compreensão mais facilitada. Outra vantagem é que os cães idosos necessitam de um bom tempo de repouso e por isso costumam ter longos cochilos, o que deixa o dono mais tranquilo para fazer outras tarefas.

Também há o fato de que ao adotar um cão idoso você saberá exatamente qual o porte físico dele. Coisa que muitas vezes não acontece com os filhotes, que podem surpreender e chegar a tamanhos que os tutores não imaginavam.

E aí se convenceu das vantagens em adotar um cachorro idoso?

Vantagens não faltam, mas é sempre importante que você se informe do histórico do animal (se for possível), principalmente quanto ao contexto familiar em que ele estava inserido. E saiba que nem todos os cães mais velhos foram abandonados pelo seu comportamento, muitos deles se perderam de seus tutores humanos sem querer, outros porque a família já partiu, outros fugiram de casa e não conseguiram voltar, ou até foram entregues em abrigos por falta de condições para manter o cão (desemprego, entre outros).

E lembre-se, adotar um animal já é um ato de amor, mas abrir a casa e o coração para um cachorro de idade é uma grande prova de carinho e humanidade.

Você já adotou um cão mais velho? Conhece alguém que tenha adotado? Mande seu relato nos comentários, quem sabe sua história vem parar aqui.

Reportagem: Liliane Machado

  • Patrocínio

  • Apoio

  • Tags

    Relacionados