Se voltarmos no tempo, uma década atrás, as amigas Andreia Waltrick e Débora Hadlich certamente não imaginariam o caminho de sucesso que aquela despretensiosa união estava iniciando. Era 2015, e os pugs seguiam conquistando cada vez mais espaço nos corações dos brasileiros, impulsionados pela popularidade do adorável Frank, do filme “MIB – Homens de Preto“. O amor por estas criaturinhas de focinho achatado, que atravessou o tempo, transformou uma simples reunião para conhecer outros tutores e trocar informações sobre a raça em uma agenda importante de valorização dos pets no Vale do Itajaí. Nascia o Encontro de Pugs de Blumenau que, no próximo dia 26 de outubro, comemora 10 anos de muita solidariedade.
Lá estavam Marrie e Valentino, com seus focinhos achatados e olhinhos brilhantes, sem saber que seriam os pioneiros de algo muito maior. Os dois já partiram, mas deixaram algo que a morte não leva: a certeza de que o amor entre tutores e pets pode mover montanhas. Ou, no caso, mais de 1 tonelada de ração. O alimento doado nas edições do evento é destinado aos abrigos e projetos de proteção animal da região.
“Desde a primeira edição, nossa ideia sempre foi promover a integração entre pets e tutores, compartilhar experiências e, ao mesmo tempo, ajudar quem mais precisa”, conta Andreia Waltrick, uma das organizadoras do evento. Um marco que representa muito mais do que fotos fofas e brincadeiras, mas uma comunidade inteira mobilizada pelo bem-estar animal.
Hoje, além das atividades promovidas durante o Encontro de Pugs, existe um grupo no WhatsApp aberto para que o diálogo entre tutores não esteja limitado aos dias de eventos. “Começamos a Débora e eu, com a intenção de integração entre pets e tutores para compartilhar experiências e participar de feirinhas. A cada edição, quilos de ração e itens pets para ajudar foram chegando”, argumenta.
A história carrega memórias doces e amargas. Da primeira edição, alguns pugs já se foram, mas seus tutores permanecem fiéis ao propósito. Novos pugs chegaram, muitos deles adotados ou resgatados, provando que o amor se multiplica quando encontra eco em outros corações.
Parceira desde o início dos encontros, um pet shop do centro de Blumenau tem uma história que se entrelaça profundamente com a raça. “A Foster nasceu de uma dor transformada em propósito, depois que perdemos nosso pug, o Hachi, por um descuido em um banho e tosa da cidade”, revela Bianca Souza, proprietária da Foster Pet Place. “Apoiar o Encontro de Pugs desde a primeira edição é honrar a memória do Hachi e de todos os pets que nos ensinam sobre amor incondicional. Ver essa comunidade crescer, ajudar tantos patudinhos e reunir famílias há dez anos nos enche de orgulho e gratidão”.
Esta edição especial reforça essa parceria histórica. “Fizemos muitos amigos durante estes longos anos, visitamos diversas praças por Blumenau”, conta Andreia. “Para a edição de 10 anos, voltamos ao centro do município, com ponto de encontro na Galeria Estação”. O espaço foi uma das primeiras estações rodoviárias de Santa Catarina e, agora, abriga um complexo de lojas que oferecem vida ao ambiente restaurado.
Apesar do nome, o Encontro de Pugs sempre foi inclusivo. Cachorros de todas as raças – ou sem nenhum pedigree – e tamanhos, além de outros pets, são convidados a participar desta celebração de amor animal. “Todos os pets são bem-vindos para interagir e participar deste momento”, reforça a organizadora.
Portanto, prepare a coleira e o coração para o próximo domingo, 26 de outubro das 9h às 12h será o tempo deles, de patinhas, lambeijos e diversão garantida. Além da confraternização, haverá sorteio de brindes para os participantes. E não esqueça: traga sua doação de ração para os pets acolhidos. Cada quilo faz diferença na vida de um animal que espera por um lar.
SERVIÇO:
10º Encontro de Pugs de Blumenau
Data: 26 de outubro de 2025 (domingo)
Horário: 9h às 12h
Texto: Tarciso Souza
Foto: Divulgação




