Na última terça-feira, 27, um filhote de baleia-franca com cerca de 6 metros de comprimento foi encontrado morto e encalhado na praia de Campo Bom, no município de Jaguaruna, litoral sul catarinense.
Segundo o Projeto França Austral (ProFranca), o animal estava com um oso da boca quebrado.
“Não é possível afirmar se o osso foi quebrado antes ou depois da morte do filhote”, afirmou Karina Groch, diretora de pesquisa ProFranca/Instituto Australis.
Como o animal já estava em estágio avançado de decomposição não foi possível fazer a necrópsia para identificar a causa da morte.
De acordo com o ProFranca, este é o segundo encalhe nesta temporada de um filhote da espécie na Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca (APABF), que fica no Litoral Sul de Santa Catarina. O primeiro aconteceu em 30 de agosto, na praia de Itapirubá Norte, em Imbituba.
As baleias-francas migram anualmente entre áreas de alimentação e reprodução. Entre julho e novembro, a espécie vem ao Litoral Sul do país para acasalar e procriar. O pico de ocorrência é em setembro.
Segundo a ProFranca, o crescimento populacional da espécie, ainda ameaçada de extinção no Brasil, se deve às iniciativas de conscientização e proteção, com várias entidades e poder público envolvidos.
CLIQUE AQUI e entre no nosso grupo de Whatsapp para receber notícias em primeira mão