Filhote de golfinho ameaçado de extinção é resgatado em praia de SC

Danubia de Souza

Danubia de Souza

Um filhote de golfinho foi resgatado após ter ficado encalhado na areia, na Praia do Moçambique, em Florianópolis (SC), no último domingo (24).

 

O que aconteceu
Conhecido como toninha (Pontoporia blainvillei), o filhote macho foi resgatado pela Associação R3 Animal. O registro foi realizado durante monitoramento regular da praia pela equipe do Projeto de Monitoramento da Bacia de Santos.

Enquanto aguardava reforço para o resgate, a equipe manteve o animal hidratado, envolto em toalha e acomodado em uma piscina improvisada na areia com água do mar. Em seguida, o pequeno golfinho foi encaminhado ao Centro de Pesquisa, Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos para receber tratamento veterinário.

Pesando 5,4 kg e medindo 78 cm, o filhote foi transferido para uma piscina de água salgada, preparada na sala de internação da associação. O filhote está sendo monitorado 24 horas por dia por uma equipe formada por médicos veterinários, biólogos, tratadores e outros profissionais.

A associação afirma que os filhotes de toninhas são “sensíveis e suscetíveis ao estresse”. “Por isso é essencial que os cuidados ocorram em ambientes silenciosos e com baixa luminosidade”.

A reabilitação segue o protocolo da Aliança Internacional para Conservação das Toninhas. Junto a outras organizações, a aliança desenvolve estratégias para aprimorar os esforços de reabilitação de toninhas, principalmente filhotes.

A toninha é a espécie de golfinho mais ameaçada do Brasil, segundo lista nacional do ICMBio. O animal habita águas costeiras e rasas do Brasil, Uruguai e Argentina, sendo frequentemente exposta a ameaças antrópicas como a captura incidental por redes de pesca.

Fonte: UOL Notícias

  • Patrocínio

  • Apoio

  • Tags

    Relacionados