Florianópolis promove campanha de adoção de animais

Danubia de Souza

Danubia de Souza

Com a finalidade de proporcionar um lar e uma família para os animais que estão sob tutela da Diretoria de Bem-Estar Animal, a Prefeitura de Florianópolis está promovendo a Campanha Adote na Dibea. O órgão atualmente tem 212 animais sob sua responsabilidade. Destes, 140 estão abrigados na sede, incluindo 125 cachorros e 15 gatos.
Além disso, existem 72 animais em lar temporário, com todo o suporte fornecido pela Diretoria.

Muitos dos animais que ficam sob tutela da Dibea nunca encontram um lar, sendo que alguns morrem de velhice e até mesmo de tristeza. Essa situação é mais preocupante nos casos de animais idosos, que apesar de possuírem limitações físicas, são companheiros leais no dia a dia de uma família.

Além disso, segundo informações da Diretoria de Bem-Estar Animal, os pitbulls não são adotados por preconceito que as pessoas têm com a raça. Mesmo eles sendo animais extremamente amorosos com seus tutores. Para isso, assim como a maioria dos animais, os pitbulls só precisam de um tempo de adaptação em seu novo lar.

Importância de adotar

A Dibea é uma casa de passagem e não deve ser o lar definitivo dos animais. Por isso, é importante destacar que ao adotar um companheiro, a população contribui não só acolhendo um cão ou gato, mas também está “liberando espaço” no órgão para que outros animais possam ser resgatados e tenham uma nova oportunidade de vida. Só no ano de 2022 foram resgatados mais de 260 animais.

Requisitos para adotar

Para adotar é preciso ser maior de 18 anos e possuir local seguro e adequado para manter o animal solto. No caso de gatos, todas as janelas da casa devem ter telas para que o animal não tenha acesso à rua e evite contrair algum tipo de doença ou sofra um acidente. Se houver outros animais na casa, é necessário que sejam castrados e vacinados. Lembrando que os gatos devem ter também teste de fiv/felv.

É preciso que a pessoa tenha disponibilidade para passear com o cão e que se responsabilize pela continuidade da vacinação.

Como adotar

A orientação é que a pessoa venha conhecer os animais pessoalmente na sede da Dibea, na SC-401, n. 114, no bairro Itacorubi, em Florianópolis. Dessa maneira, o futuro tutor pode se aproximar do animal e já ter alguma interação com ele.

Em seguida, é preenchida uma ficha de interesse em adoção, com um questionário para avaliação das veterinárias. Após o processo, a pessoa deve enviar documento com foto, comprovante de residência e fotos do local. No momento da entrega do seu novo companheiro, será assinado um Termo de Responsabilidade pelo adotante. Assim o tutor se compromete a cuidar do animal fornecendo o auxílio necessário.

Todos os animais são doados castrados, microchipados e desverminados. Além disso, eles são entregues na residência da pessoa após avaliação da equipe.

Fonte: NSCTotal
Foto: divulgação

  • Patrocínio

  • Apoio

  • Tags

    Relacionados