Grilo, o cachorro mais ‘perfeito’ do Brasil, é de Pomerode (SC)

Danubia de Souza

Danubia de Souza

O cachorro mais perfeito do Brasil mora em Pomerode, no Vale do Itajaí. Grilo foi considerado o Setter Gordon – raça desenvolvida em 1700 – mais belo em um campeonato em outubro, no Ceará, segundo a Cbkc (Confederação Brasileira de Cinofilia).

 

Mas o que é cinofilia? Trata-se do estudo e criação de cachorros com o objetivo do aperfeiçoamento de raças puras. Grilo é um caso de sucesso de um canil do município especializado em melhoramento genético.

“Grilo atendeu todas as exigências. O nome homenageia João Grilo, icônico personagem de Matheus Nachtergaele no filme ‘O Auto da Compadecida’”, contou o proprietário do canil e tutor do animal, Vilson Sandrini Filho.

“Ele é o mais bonito e o mais perfeito, se aproximou do padrão estabelecido para a raça. Então o bonito é uma subjetividade, agora a perfeição, nós usamos como uma inspeção técnica”, completa.

Segundo o tutor, os resultados conquistados foram muito satisfatórios. “Ficamos felizes que todo nosso trabalho e dedicação entre 2023 e 2024, superou e muito nossa meta e encerramos o ano sorrindo à toa”, conta.

A rotina do cachorro mais perfeito do Brasil

Vilson explica que a rotina de treino do Grilo consiste em muito tempo de corrida, além de deixar os instintos sempre ativos. “O treino dele é correr, simular que ele está farejando algo, para deixá-lo sempre na posição natural. Ele corre muito todos os dias, é um cachorro extremamente alegre”, comenta o dono.

Ao longo dos anos, Grilo já conquistou diversos títulos, como Campeão Americano, além de Campeão e Grade Campeão, o que lhe deu o título de cachorro mais perfeito do Brasil e outros títulos na América do Sul.

A raça Setter Gordon

Segundo a Alck (América Latina Kennel Clube), a raça Setter Gordon é natural da Escócia e foi criada para caçar faisões e codornas. O Setter Gordon é conhecido por ser um ótimo companheiro e por competir em provas de obediência, conformação e agilidade.

A expectativa de vida da raça é de 12 a 14 anos e podem chegar a 60 cm e pesar até 30 kg. Os cachorros convivem bem com crianças e podem ser considerados protetores da família.

Melhoramento genético de cachorros

Segundo Vilson, o canil trabalha com melhoramento genético e faz com quem os cachorros atuem em exposições. Ele cruza os cachorros de raça pura de forma estratégica, realizando o treinamento e preparando para as competições.

“Estrategicamente, eu olho e a gente organiza. Eu tenho uma lista, e aí quando tem gente suficiente na lista, a gente cria e doa. Por exemplo, se eu tenho um amigo que tem interesse e preenche o requisito, tem uma situação financeira que ele consiga bancar, nós o doamos”, explica.

Ele ainda conta que um teste de DNA é feito para poder conhecer os antecessores do cachorro e avaliar qual a melhor forma de encaminhar o processo de melhoramento.

Fonte: NDMais

  • Patrocínio

  • Apoio

  • Tags

    Relacionados