Lei que proíbe animais em circos completa 5 anos em SC

Danubia de Souza

Danubia de Souza

Em minha infância, lembro vagamente de um circo que passou pelo bairro Fortaleza, em Blumenau. Entre as atrações, vários motoqueiros dentro de um globo da morte, palhaços, contorcionistas e um tigre (isso mesmo, um TIGRE!). O animal ficava pertinho da plateia, enquanto o domador o obrigava a fazer alguns truques. Depois, ele voltava para uma jaula minúscula.

Hoje, ao relembrar a cena, sinto uma imensa vontade de chorar. Como ninguém tinha percepção da maldade que era aquilo? O tigre, meio magro, extremamente assustado, ficava num local que mal conseguia se mexer! (sem contar a falta de segurança para as próprias pessoas que assistiam). E assim eles iam de cidade em cidade com os “espetáculos”.

Que fique claro aqui que a crítica é com relação a crueldade e a exploração animal. Já os artistas de circo merecem toda valorização e respeito.

Com o tempo, vários Estados começaram a proibir animais em espetáculos circenses, já que no Brasil não há uma Lei federal para proibir a prática.  Em Santa Catarina, a legislação completa 5 anos neste mês.

A Lei 17.081/2017, de autoria da deputada Ana Paula Lima, determina que os circos que descumprirem a norma serão interditados imediatamente e multados em R$ 10 mil por animal maltratado. (quem é protetor até se emociona lendo isso)!

Antes da Lei estadual, Blumenau já tinha uma legislação específica. Em 2003, a cidade foi a primeira de Santa Catarina  a banir a prática, que depois foi atendida também por municípios como Florianópolis, Itajaí, Camboriú, Joinville, Jaraguá do Sul, São José, Videira e Joaçaba.

No Brasil, apenas 12 dos 26 estados proíbem a exploração de animais em circos.  Além de Santa Catarina, Alagoas, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Goiás e Espírito Santos já haviam sancionado leis semelhantes.

Nas redes sociais, a ex-deputada estadual Ana Paula Lima comemorou mais um ano de implantação da Lei: “Essa é uma das leis que mais me orgulho de ter ajudado a criar! Maus-tratos, péssimas condições de higiene e segurança precária sempre estiveram nos bastidores dos shows de animais em circos de todo o Brasil”, escreveu.

Foto capa: Arpa Brasil

NAS ÚLTIMAS DÉCADAS FORAM CENTENAS DE REGISTROS DE MAUS-TRATOS E EXPLORAÇÃO DE ANIMAIS EM CIRCOS

Foto: Ong Soama
Foto: Ong Soama

Foto: jornal Sol

  • Patrocínio

  • Apoio

  • Tags

    Relacionados