Maior apreensão de barbatanas no mundo feita em SC revela morte de 10 mil tubarões

Danubia de Souza

Danubia de Souza

Santa Catarina foi palco da maior apreensão de barbatanas do mundo, segundo o Ibama. Apenas uma empresa de Itajaí pretendia exportar 27,6 toneladas para a Ásia. Outra companhia, que tentava enviar 1,1 tonelada, foi impedida no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.

Juntos, estima ainda o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente, os flagrantes equivalem a mais de 10 mil tubarões, entre eles de uma espécie ameaçada de extinção.

As 28,7 toneladas foram apreendidas na semana passada, mas a autuação da empresa de Itajaí foi oficializada nesta segunda-feira (19). As barbatanas são de duas espécies: tubarão-azul (Prionace glauca) e tubarão-anequim, também conhecido como mako (Isurus oxyrinchus), que entrou para a lista das ameaçadas de extinção há um mês.

A pesca direcionada de tubarões não é permitida no Brasil. Para fazer a captura dos animais, os barcos usavam licenças de outras espécies de peixe e atuavam com índices acima de 80% da carga permitida, contou o Ibama.

Tubarão mais rápido do mundo e ameaçado de extinção é alvo de pescadores em SC

No mercado internacional, o quilo da barbatana desses tubarões é estimado em 100 dólares, acrescentou o instituto. Segundo especialistas, o consumo é comum na Ásia na gastronomia ou até na fabricação de cápsulas de cartilagem.

Fonte: NSC

  • Patrocínio

  • Apoio

  • Tags

    Relacionados