ONG consegue liminar para acessar loja onde animais morreram em Porto Alegre

Danubia de Souza

Danubia de Souza

A ONG Princípio Animal deve acessar nas próximas horas a loja da Cobasi que fica no subsolo do Shopping Praia de Belas, em Porto Alegre, onde animais que estavam à venda morreram afogados após serem deixados no local durante o processo de evacuação por causa da cheia do Guaíba.

O acesso da ONG ao local foi garantido por uma decisão liminar obtido no fim da tarde de sábado (18). A ONG aguarda a chegada do oficial de justiça para que a decisão seja cumprida.

Na decisão, o juiz Jaime Freitas da Silva determina que o acesso dos ativistas ocorra com acompanhamento do Corpo de Bombeiros e de um técnico do do Gabinete da Causa Animal da prefeitura de Porto Alegre. A polícia abriu investigação sobre o caso.

No despacho, o magistrado também aponta que a urgência para o acesso e a averiguação do local se justifica uma vez que pode haver animais ainda vivos aguardando resgate na loja.

“Anoto, também, que o perigo de dano ou o risco ao resultado útil do processo, por esses motivos, mostra plausível e a demora em averiguar a situação e proceder o resgate de algum animal que ainda possa estar vivo poderá comprometer a efetiva prestação jurisdicional buscada pela parte autora”, diz trecho da decisão.

Ainda na sexta (17), a Cobasi se manifestou por nota sobre o caso. No texto, a empresa afirma que os funcionários precisaram deixar o local de forma emergencial, seguindo orientações de autoridades, e que foi garantido o necessário para sobrevivência dos animais por um período que a Cobasi estimava inicialmente “ser breve”.

No comunicado, a Cobasi acrescenta que não foi possível retornar à loja depois da evacuação, o que provocou a morte dos animais (veja a íntegra abaixo).

O Shopping Praia de Belas se manifestou neste sábado (18), alegando ter informado à Cobasi do risco de “alagamento severo” da loja que fica no subsolo do empreendimento. O local foi evacuado em 3 de maio.

Informações preliminares dão conta de que havia aves e roedores em gaiolas, e peixes em aquários. O total de animais no local não foi informado até o momento pela empresa.

Leia abaixo a íntegra da nota emitida pela Cobasi na sexta-feira (17):

“A loja Cobasi Praia de Belas teve de ser deixada de forma emergencial, seguindo as orientações das autoridades locais. Foi garantido que os animais estivessem seguros e com o necessário para a sobrevivência ate o retorno dos colaboradores que considerávamos ser breve. Mas a tragédia foi sem precedentes e, apesar das tentativas constantes da empresa nos últimos dias, não foi possível o acesso seguro à loja devido o nível da água. É com pesar que a Cobasi comunica a perda das vidas dos animais que estavam no local. A empresa seguirá atuando com as ONGs de proteção animal, da região e de todo o país, para salvar as vidas que pudermos, enquanto lamentamos aquelas que não pudemos salvar”.

Fonte: Zero Hora Gaúcha

  • Patrocínio

  • Apoio

  • Tags

    Relacionados