Investigação:
A Polícia Civil de Santa Catarina emitiu um comunicado informando que foi aberto um inquérito para apurar as causas e responsabilidades envolvendo o tombamento do caminhão. A Divisão de Crimes contra o Meio Ambiente, da DIC de Joinville, vai cuidar do caso. Segundo a nota, o local do acidente foi periciado e a empresa responsável pelo caminhão foi identificada. A investigação vai apurar ainda se havia irregularidades no transporte da carga.
Leia a nota na íntegra:
A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Divisão de Crimes contra o Meio Ambiente, da DIC de Joinville, instaurou inquérito policial para apurar causas e responsabilidades envolvendo o tombamento de um caminhão, ocorrido na manhã desta segunda-feira (29), na Serra Dona Francisca, em Joinville. O veículo transportava ácido sulfônico e, em função do acidente, o produto escorreu e chegou até o Rio Cubatão.
De acordo com a delegada Tânia Harada, responsável pela investigação, o local já periciado e a empresa responsável pelo transporte já está identificada. A delegada informou ainda que será pedida uma perícia no caminhão e o DNIT será oficiado para verificar eventual irregularidade no transporte da carga.
Dano ambiental e falta de água:
Em virtude do derramamento do produto tóxico no Rio Cubatão, a captação de água da Estação de Tratamento (ETA) do Cubatão foi totalmente fechada, para que o local não receba água com resíduos provenientes do acidente. Esta situação causou uma correria da população para os mercados atrás de água mineral. Muitos estabelecimentos e consumidores relatam filas enormes em busca de água.
Foto: PM Ambiental
Fonte: SSC 10