O centro vai ser construído na Penitenciária Agrícola do Espírito Santo (Paes), com um investimento de R$ 950 mil. O objetivo é oferecer um local adequado para os animais enquanto aguardam adoção, garantindo melhores condições de acolhimento e assistência veterinária.
Além de beneficiar os animais, o projeto também vai promover a ressocialização de detentos. Inicialmente, 20 internos do regime semiaberto vão ser capacitados para cuidar dos animais, realizando tarefas como alimentação, banho e tosa.
O centro vai ter 28 baias para cães e 11 para gatos, e apenas cães recolhidos no município de Viana vão ser encaminhados para o novo espaço. O município vai ser responsável pelo resgate dos animais e pelo acompanhamento veterinário. A expectativa é que as obras do centro de alojamento comecem até junho deste ano, com conclusão prevista para junho de 2026.
Modelo inspirado em Santa Catarina
Projetos semelhantes já existem em outros estados brasileiros, como no Complexo Penitenciário do Vale do Itajaí, em Santa Catarina, e em unidades prisionais de Taubaté, no interior de São Paulo. A expectativa é que as obras do centro de alojamento no Complexo de Viana comecem até junho deste ano, com conclusão prevista para junho de 2026.