Quando e onde ver as baleias-francas no Sul de Santa Catarina

Danubia de Souza

Danubia de Souza

Elas já chegaram. Os primeiros registros de baleias-francas na temporada de 2024 foram feitos em Imbituba e Laguna, no Sul catarinense, na semana passada. Essas duas cidades, junto com Garopaba, formam a “Rota da Baleia-Franca” em Santa Catarina, destino turístico para quem quer observá-las.

 

A temporada começa, oficialmente, em julho e segue até novembro. Esses meses compreendem o período reprodutivo dos animais, quando as mães migram da Antártida até o Litoral Sul do Brasil para ter os filhotes e amamentá-los. Mas não é incomum que as baleias apareçam antes, como aconteceu neste ano.

“Estamos animados para mais uma temporada de muita pesquisa e sensibilização ambiental em prol da conservação desta espécie tão imponente e necessária para a manutenção da biodiversidade marinha” escreveu o Instituto Australis, responsável por monitorar e preservar as baleias-francas em SC, no Instagram.

Turismo

A Rota da Baleia-Franca está a aproximadamente 70 quilômetros de Florianópolis. Juntas, as três cidades somam mais de 30 praias. Os locais famosos por proporcionar avistagens desses animais são a Praia da Gamboa, em Garopaba; a Praia do Rosa, em Imbituba; e a Praia do Mar Grosso, em Laguna.

Os melhores meses para observação das baleias-francas vão de julho a setembro. Para conhecer opções de hospedagem, ecoturismo e gastronomia, basta acessar o site.

Conservação

Em Imbituba está instalado o Centro Nacional de Conservação da Baleia-Franca. Lá, os turistas podem fazer uma visita guiada para conhecer tudo sobre o animal, fazer observações e saber mais sobre o monitoramento.

O Centro recebe 17 estagiários e voluntários de todo o Brasil, que ficam em 12 pontos da Rota monitorando a presença das baleias e informando sobre a localização em um mapa interativo atualizado diariamente.

Fonte: NSC

  • Patrocínio

  • Apoio

  • Tags

    Relacionados