Raridade: Casal de pinguins de aquário tem primeiro filhote em SC

Foto Divulgação/Oceanic Aquarium
Danubia de Souza

Danubia de Souza

Nasceu o filhote de um casal de pinguins — com os nomes de Rachel e Chandler, inspirado no seriado Friends —, que vive no aquário de Balneário Camboriú, em Santa Catarina.

Foram 38 dias de incubação, em que os papais ficaram grudados no ovo, revezando os cuidados. Porém, a equipe do local fazia monitoramento diário do filhote, que ainda não teve o sexo identificado por causa de sua idade. O ‘chá-revelação’ deve acontecer no início de março.

O nascimento ocorreu em 21 de janeiro. Essa é a primeira vez que uma reprodução de pinguins sob cuidados humanos em zoológicos ou aquários é registrada em Santa Catarina, conforme pesquisa feita pelo Oceanic Aquarium.

Segundo a veterinária Juliana Formagio, que acompanha a família desde a postura dos ovos, os pais precisaram ser ensinados a alimentar o filhote para ganhar peso e se desenvolver bem. As aves aprendem também por imitação.

Gestação

Os pinguins-de-magalhães formam casais monogâmicos que compartilham os trabalhos de cuidados parentais e incubação. Eles tendem a continuar juntos por muitas temporadas de reprodução, que ocorre entre os meses de setembro e fevereiro.

Os ovos são chocados pelo pai e pela mãe, que se revezam para se alimentarem durante o período e garantir que nenhum outro animal chegue perto dos seus filhotes.

Durante a incubação, os ovos eram retirados para pesagem e análise com ovoscópio. No lugar, segundo a bióloga Nathalia Alves, ovos falsos eram colocados para evitar que os pais ficassem estressados.

“Eles são bem protetores e não gostam quando alguém chega perto do ninho. […] Foi preciso um cuidado extra durante a incubação para não prejudicar o processo, tanto para os adultos quanto para o filhote, qualquer mudança de humor pode refletir no desenvolvimento do embrião”, conta.

Fonte: R7 e G1

  • Patrocínio

  • Apoio

  • Tags

    Relacionados