O bicampeão olímpico de hipismo Mark Todd, 65, da Nova Zelândia, foi suspenso pela Autoridade Britânica de Cavalos de Corrida (BHA, sigla em inglês), após a repercussão de um vídeo onde ele está agredindo um cavalo durante um treinamento. O caso ocorreu no Reino Unido. Mark está proibido de participar de corridas nacionais ou internacionais até o fim das investigações.
Mark pediu desculpas pelo ocorrido:
“Peço sinceras desculpas ao cavalo e a todos os envolvidos por minhas ações neste vídeo. Uma das principais coisas que prego é estabelecer um respeito mútuo entre cavalo e cavaleiro, e que paciência e gentileza são a melhor maneira de obter resultados. Acredito que este é um dos principais atributos, juntamente com uma grande empatia com os animais, que me permitiu ter uma longa e bem-sucedida carreira no hipismo. Estou muito decepcionado comigo mesmo por não ter aderido a isso neste caso”, declarou.
Mark Todd foi ouro individual nas Olimpíadas de Los Angeles e Seul, em 1988, e medalha de bronze na prova por equipes nos Jogos de Londres 2012. Hoje, aos 65 anos, ele treina os cavalos de corrida.