ASSISTA ABAIXO:
No vídeo ainda aparece uma cachorrinha, com dois filhotes, abrigada no local. Segundo a protetora da causa animal, Ivone Simão, os funcionários da Secretaria do Meio Ambiente só aparecem a cada dois ou três dias para colocar água, alimentar os cães e limpar o espaço.
A informação foi confirmada pelo próprio Secretário municipal de Meio Ambiente, Paulo Ledra, em conversa com a nossa equipe de reportagem. Ele disse que uma funcionária da secretaria “vai a cada dois dias, ou quando necessário, lá limpar o ambiente e olhar os bichos”. Questionado sobre a precariedade do local, ele informou que a estrutura foi alvo de vândalos.
A nossa equipe também questionou quantos animais estão abrigados e se estão todos bem após o ato de vandalismo; informação que o secretário não soube responder. Ainda na tarde desta terça-feira, 21, recebemos uma foto da cachorrinha que estava abrigada no local. Ela aparece às margens da rua, em frente ao Centro de Castração.
O tema chegou até o legislativo. O vereador Elton Possamai informou que há tempo cobra informações e providências do executivo. “é deplorável a quantidade de fezes que tinha ali, a ração toda espalhada. Não deu para confirmar se havia água…uma situação degradante”, explica o parlamentar.
O vereador também mostrou imagens de que no ano passado aconteceu uma situação parecida, onde foram encontrados cães no mesmo espaço, em situação insalubre. E que os animais teriam sido levados para um abrigo em Blumenau.
Ainda em conversa com a nossa equipe de reportagem, o secretário do Meio Ambiente respondeu que não é função do poder público abrigar esses animais. E que a prefeitura estaria fazendo “um favor” de deixá-los no espaço, enquanto não são adotados.
Desde 2020, Indaial possui uma Lei (5808) que dispõe sobre a proibição da prática de maus-tratos contra cães e gatos no município.